sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dois lados da moeda: Dragon Ball e Sailor Moon



Há quem diga que certos tipos de animes são feitos para meninas ou para meninos. De fato isso não é mentira, porém existe algo que não é uma verdade absoluta nisso tudo. Quer dizer que só o seu público alvo é quem pode assisti-lo? Se você respondeu sim, eu sinto muito por pensar dessa forma tão fechada e por talvez ter perdido coisas boas ao deixar de conferir de tudo. Dois lados dessa moeda que tomarei como exemplo nessa postagem são os maravilhosos e clássicos: Dragon Ball e Sailor Moon.





O primeiro deles é Dragon Ball, tipicamente shounen e com características marcantes nesse estilo. Lutas, muita ação, um pequeno fanservice com as mulheres da história e enredo tipicamente voltado ao público masculino. Nada de profundidade em relacionamentos amorosos. Já a amizade é bem mais valorizada no fim das contas.
Dragon Ball é clássico e me orgulho de cada segundo gasto assistindo. Quando era criança, assisti alguns episódios da primeira fase, e na fase Z, vi a saga do Buu completa. Logo depois assisti a primeira fase completa e vi Dragon Ball Kai(que abrange as sagas dos Sayajins, Freeza e Cell) e gostei muito. Eu havia visto um pouco de cada uma delas no Z também.
Akira realmente acertou em cheio ao criar uma obra tão interessante como DB.
Geralmente, o público é maior entre os garotos, porém conheço(e muitas) meninas que curtem também. Não vejo problema algum nisso!


Agora, falaremos de Sailor Moon. Digamos que já é oposto de Dragon Ball em algumas partes. Temos heroínas lutando contra vilões, uma valorização muito grande do amor e da amizade também e momentos que representam o cotidiano de uma garota. É outro que valeu a pena ter assistido. Quando era criança acompanhava pelo Cartoon Network e por isso acabei perdendo alguns episódios. Em 2009 assisti pela primeira vez a Fase Clássica e decidi reassistir todas as outras. O tipo de luta em Sailor Moon não é como Dragon Ball. Geralmente são batalhas mais rápidas, não tão intensas, porém muito boas e algumas até engraçadas. Em breve farei uma análise mais completa sobre todas as fases desse anime.


Acredito que não tem nada dessa coisa de que o primeiro é coisa de homem e o segundo de mulher. Eu assisti aos DOIS e gostei de ambos. Sempre vi de tudo desde criança e não tenho esse tipo de preconceito. Acho legal ver caras lutando intensamente com algum objetivo, assim como ver garotas bonitas defendendo a humanidade!


Não é o simples fato de algo ter um público alvo que permita que você assista ou não. Já vi muitos homens julgando Sailor Moon pela aparência e achava isso uma bobagem. Vai lá assistir coisas 'de macho' então. Não sabe o que está perdendo com essa grande obra. O mesmo pra quem diz que ver homens lutando não passa de uma idiotice. Tem muito mais coisa por trás das lutas de Dragon Ball e quem assistiu sabe disso. Tá certo que 5 minutos em Namekusei devem equivaler à 5 dias ou algo parecido, mas quem se importa?

Recomendo fortemente a assistirem aos dois. Ambos são divertidos!

Deixando aqui agora a abertura de ambos os dois animes:




'Pelo poder do cristal lunar! Transformação!'




'Kame- hame- HAAAA!'

Nenhum comentário:

Postar um comentário