quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Resenhando - Ousama Game

Atenção! O post a seguir contém spoilers.

Ordens misteriosas trazem o terror para a vida de uma classe de 32 alunos. Quem será capaz de cumpri-las e sobreviver?


Gênero: Mistério, Horror, Escolar, Seinen, Sobrenatural, Drama.


Tudo começa em um dia comum, onde todos os alunos de uma classe do primeiro ano recebem uma mensagem em seus celulares que diziam que a partir daquele momento todos participariam de um jogo e deveriam obedecer às ordens do Ousama (Rei) dentro de vinte e quatro horas, e jamais poderiam deixar o jogo até que ele acabasse. A princípio os alunos não levam muito a sério e acham que tudo não passa de uma brincadeira. Mesmo assim cumprem a primeira ordem, que era algo simples. A partir daí, as coisas vão se complicando e começa um jogo de vida ou morte, onde as ordens se complicam cada vez mais e é possível ver até onde um ser humano pode chegar em favor de proteger sua vida.


Lembro que quando li a sinopse da história, achei muito interessante. Me lembrou o mangá "Classe da Verdade" criado na história de Bakuman. Os traços dos personagens lembram até os de Takeshi Obata. Provavelmente o autor desse já foi assistente dele. Agora, voltando à história. Posso dizer que me surpreendeu muito. Tudo começou como um jogo de ordens do tipo "aluno tal beije tal aluna" e passou a ficar mais pesado à medida que o tempo ia passando. Ordens envolvendo sexo entre as pessoas, ou até decisões de quem vai ser punido ou não por meio de votações e joguinhos, são totalmente psicológicas e a agonia e tensão certamente são passadas ao leitor. 

As pessoas tentam fazer o possível para salvar a sua própria vida, mesmo que isso signifique o fim de outro. É claro que o protagonista da história Nobuaki, tenta a todo o tempo proteger a sua, de sua namorada Chiemi e do melhor amigo Naoya. Ele me lembrou em parte o Raito de Death Note e já que fiz essa citação, cheguei a pensar em um momento que o Ousama fosse alguém com um death note. Pois as punições realmente aconteciam. A primeira delas foi direto para dois estudantes. O garoto deveria tocar nos seios da garota, porém ela faltou aula no dia. A punição deles era de quem ambos deveriam se enforcar. E isso de fato aconteceu. No dia seguinte, todos recebem a notícia de que os dois haviam se suicidado por meio de enforcamento. No começo percebe-se que acharam tudo uma mera coincidência, porém alguns já temiam e isso gera um conflito na cabeça de todos os personagens. Eles passam por um processo de "Eu não acredito, mas que é verdade... É!".

Logo, temos o caso onde um estudante tímido recebe a ordem de fazer sexo com uma garota que namorava outro da classe. Para a surpresa de todos, os dois realmente cumprem a ordem e isso gera extrema revolta por parte do namorado, que é o encarregado de propor uma ordem no dia seguinte e decide pela morte do garoto que transou com sua namorada. Vejam como o tal Ousama parece não escolher os alunos aleatoriamente e tudo que é feito por essa mente maquiavélica, tem total fundamento estratégico. 
As primeiras mortes não foram mostradas, porém logo as coisas começam a ficar mais explícitas no mangá. O autor nos mostra a agonia dos personagens por meio de mortes por sufocamento, falha no coração, auto incineração, desmembramento e decapitação(com certeza as duas mais bizarras de se ver). Eu não curto muito histórias com esse gênero "horror" e pensei que nesse mangá isso não seria tão explícito. Porém já alerto que se você não curte ver cenas meio pesadas, pense duas vezes antes de prosseguir. Não chega a ser um Battle Royale(que li apenas os dois primeiros capítulos e é altamente explícito e violento), mas também não são mortes de Shounens. Se trata de um Seinen para maiores de 18 anos e não pouparam nesses detalhes. A expressão facial dos personagens em momentos de morte mudam radicalmente. Na minha opinião aquele traço deixa as coisas mais bizarras ainda, acertando no que o autor queria transmitir aos leitores.

Deixando essa parte horrenda de lado, devo dizer que desde o começo se cria uma expectativa para descobrir a identidade do "Ousama". Até tive meus palpites enquanto lia, porém me decepcionei com o final. Completamente! Uma história em que por mais que os personagens sigam ordens e façam o possível para sobreviver, o destino seria uma chacina onde só um poderia sair vivo no fim das contas? Isso acaba com qualquer tentativa de "heroísmo" do protagonista e com a esperança do leitor de um final bom pra alguém pelo menos. Fiquei decepcionado ao ver a morte de duas personagens. Uma era fofa e infelizmente se sacrificou e a outra era muito foda, mas foi pega no final após uma tentativa de quase destruir o Ousama. Pensei que fosse ser a grande "vencedora" dessa coisa. 

Enfim... Ousama Game tem uma boa proposta, porém não curti o desfecho. As opiniões são bem divergentes, porém devo dizer que é um mangá relativamente interessante. Senti a tensão a cada instante e a cada capítulo ficava mais curioso para saber o que aconteceria em seguida.. Uma pena ter um fim decepcionante comparado à expectativa gerada. A JBC está publicando mensalmente aqui no Brasil(acredito que esteja no terceiro volume). Quem tiver o interesse de ler e não quiser comprar, pode conferir em inglês no "Manga Fox". Eu não digo que recomendo e nem que não recomendo. Acredito que o gosto por esse mangá possa ser bem subjetivo e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário