quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ecchi - Preconceitos e hipocrisia


Yo! Pela imagem 'capa' da postagem vocês já devem imaginar o que está por vir, não é mesmo? Alguns devem estar até pensando que sou muito fã de ecchis e relacionados. Em parte isso é verdade. Mas o que quero falar aqui está relacionado a questão do preconceito, não só com esse tipo de anime/mangá que eu mesmo já notei que existe tanto no meio de quem curte animes e mangás quanto no meio de pessoas que nem sequer sabem o que é isso, mas também com 'o ecchi'(temas pervertidos) como um todo. É um tema que está sempre cercado de tabus.



Em uma postagem antiga, lembro de ter "definido" ecchi como: histórias com sensualidade, mas nada de sexo explícito. Alguns sugerem temas adultos e é normal ter clássicas cenas de banhos,vento levantado saias,calcinhas, mal entendidos entre o sexo oposto etc. Contém humor pervertido e costuma estar presente em algumas comédias românticas, harém,shounen e seinen. O nível pode variar de um pra outro. Alguns ecchis são mais leves,enquanto outros são mais pesados.

Vish! Corre se não quiser morrer!

É um gênero bem popular, porém muito recriminado por vários. Alguns dizem que é coisa para pervertidos e que se fosse pra ver isso, melhor partir para um hentai ou um filme pornô. Não posso esquecer de citar o lado "politicamente correto" que condena tudo e diz que assistir/ler esse tipo de coisa é completamente amoral, repugnante,não é produtivo e blá blá blá.
Discordo completamente com as duas partes. Esse gênero geralmente está presente em histórias contendo romance em que o público alvo são garotos. Os momentos clássicos usualmente envolvem garotas ou elementos para despertar a atenção do público masculino. Não que o mesmo também não seja feito quando se queira atrair atenção do público feminino(usando homens, no caso). Porém, a grande diferença é que se desejam satisfazer melhor esse outro público(feminino),o foco maior é no romance da história. 
Esses constantes 'momentos pervertidos' trazem um diferencial(principalmente se comparados com cartoons) e muitos momentos de diversão e comédia. É claro que quando é forçado demais, aí deixa de ser agradável.

Claro! =9

Lembro até hoje do primeiro ecchi que assisti: Ichigo 100%. No começo tudo aquilo era novo para mim. O máximo que tinha visto em um anime quando era mais novo tinha sido alguma garota envergonhada por um garoto cair em cima dela, sendo que o mesmo às vezes nem se tocava do que estava acontecendo. Confesso que foi um choque ver cenas onde o protagonista não só caía por cima, mas tocava nos seios ou em alguma outra parte(quase que sempre acidentalmente) e fora que alguns detalhes do corpo feminino eram bem mais notáveis. Vale lembrar que esses momentos são complemento da história.
Logo depois do primeiro fui logo "construindo" meu histórico e segui com Onegai Teacher, Onegai Twins, Love Hina e por aí foi que eu até já perdi as contas, pois sempre assisto ou leio a algo do gênero até os dias atuais.
Posso ter me deparado com vários clichês, entretanto tive a oportunidade de conhecer obras fantásticas que me despertaram vontade de procurar semelhantes. Eu sei que muitos discordam, mas: Inovação em ecchis existe sim! Uma das reclamações é que 'é sempre mais do mesmo'. Nem sempre. É claro que tem aqueles que chega ao ponto de irritar de tanta mesmice e força-força... Cof... Love Love? .. Cof... KissXSis...Cof.

 Screenshot 19 di Love Love?
'Love Love?' chega a ser tão forçado, clichê e repetitivo que os capítulos não te dão ânimo nem quando algo realmente legal acontece.

Um dos reis do ecchi, To Love-Ru, traz altos e baixos em seus capítulos. Alguns altamente 'mais do mesmo' e outros que dá até gosto de ler de tão bom que ficou o desenvolvimento de tudo. Nyan Koi também contém bastante ecchi, e a maioria é engraçado e faz o público avaliar seu próprio nível de malícia para certas coisas.

Você nem notou que esse é o dedo do rapaz, né?

não posso esquecer de citar aqueles que não gostam do gênero mesmo. Estão em seu direito. Eu mesmo, não curto o gênero terror e não há quem me faça gostar. É um direito meu e tenho as minhas ideias a respeito.
Agora quem vem com lição de moral dizendo que isso é pervertido, imundo e julgando quem vê, eu só tenho algo a te dizer: Seja menos hipócrita, por favor. As pessoas não assumem o que realmente sentem e ficam condenando os outros e a si mesmo. Pra vocês terem uma ideia, dei uma olhada nas estatísticas do blog e quase todos as postagens com algum conteúdo 'ecchi' ou acima disso tinham várias visualizações. 


A Momo é 10 em matéria de situações pegas fora do contexto. É uma das minhas personagens favoritas de To Love-Ru.

As pessoas gostam de um pouco de perversão, isso é normal e até saudável. Viver em torno disso e se tornar aficcionado ao ponto de praticamente respirar perversão já não é algo bom, pois isso tudo deve ser feito com moderação. Agora ficar se privando ou "se fazendo" para aparentar ser politicamente correto é ridículo. Até porque a sociedade te vê assim, mas e quando não está na presença deles? Quem garante que você não senta na frente de um computador e passa horas se divertindo em um site que começa com X e termina com Videos? E depois, quando está no meio de outras pessoas, ainda diz: 'Que absurdo! Coisa de pervertido!' E você que é hipócrita?
No começo eu até ficava um pouco preocupado em revelar que eu assistia ecchis, tanto é que pouco falava deles, só de histórias mais comuns mesmo. Chegava até a assisti-los com aquela preocupação de alguém que tava vendo alguma coisa proibida para menores. Que pressão desnecessária, não? Com o tempo eu fui aprendendo muita coisa na vida e hoje em dia tô pouco me lixando se fulano vai achar ruim ou ciclano vai pensar: "Noooosssa! Você vê isso?"  Vale lembrar que muitas dessas pessoas assistem à novelas da nossa ilustre televisão brasileira, que estão cheias do que consideram 'distorções de valores' e cenas piores. 

Opa! Essa foi sem querer...! =P


A verdade é que TODOS pensam e a maioria curte nem que seja no fundo do fundo. Por modelos culturais, religiosos etc. acabam se recriminando e julgando todo mundo que age diferente delas. Somos seres livres para fazer o que gostamos. Portanto, o melhor é não julgar as coisas com hipocrisia e sim 'ficar na sua'.
E aos grandes fãs de um bom ecchi: O melhor é não se importar com o que dizem ou acham. Quem tá assistindo é você e é quem sabe se tá te fazendo bem, divertindo ou não,excitando, animando,entediando ou seja lá o que você preferir. Portanto, continuemos assistindo e lendo bons ecchis!
Claro, que respeitando as classificações indicativas(Tenho a esperança de que pelo menos 1% obedece essa regra =P).

Farei uma série de postagens sobre ecchis a partir de agora, e sempre que for possível associar a história com quebra de tabus da sociedade, farei. Aguardem!


Obs: Desconsiderem os erros de português. Arigatou!

17 comentários:

  1. Perfeito! Você está de parabéns, você foi muito perfeito nas suas colocações. Suas opiniões são exatamente as mesmas da minha. Você é um dos poucos otakus que podem ser considerados seres racionais e lúcidos, bem diferente da maioria.
    Tudo o que você disse está 100% certo. Pois se baseia totalmente na razão e no conhecimento de como se deve realmente curtir um anime/mangá (qualquer anime/mangá, não só ecchis), e não em (pre)conceitos derivados de modelos culturais e religiosos.
    Infelizmente, a maioria dos otakus não tem opinião nenhuma, não assistiram nenhum anime ecchi e saem criticando o genero, como se ele tivesse toda a razão do mundo, e os outros idiotas ainda apoiam ele.
    O que me dá ainda mais raiva é pensar que ainda temos pessoas que não são chegados a anime que recriminam os animes e aqueles que gostam deles, por isso, fico ainda mais triste por causa deste preconceito aos ecchis pelos otakus que não são chegados no genero.
    Eu botaria alguns animes que são melhores do que a maioria dos animes dos outros generos, que seriam B Gata H Kei, Ichigo 100%, Rosario + Vampire, To Love-ru, Love Hina e Sora no Otoshimono, apenas para citar alguns, mas cara, não tem como não gostar destes animes, se não deu uma chance para estes animes...
    Mas é isso aí. Animes ecchis, principalmente estes que eu citei, merecem ser vistos e comentados da mesma forma que os manjados Naruto, One Piece, Bleach, Bakuman e Sword Art Online. Da mesma forma que estes merecem, os ecchis também merecem. São animes para ver sem medo de ser feliz.
    E ficarei ligado por aqui, esperando um post sobre o primeiro OVA do To Love-ru Darkness.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários e desculpe a imensa demora pra responder! Não tinha visto.
      O gênero ecchi ainda é muito criticado nesse meio. É uma pena pra quem tem preconceito. Acaba perdendo ótimas obras e histórias.

      Excluir
    2. quais são os animes das imagens?

      Excluir
  2. Parabéns Perfeito! Gostaria que me desse permissão para postar partes de sua matéria na página do Facebook, "Ikki Tousen Brasil". Com os devidos créditos claro, a você Arthur Nobre e o seu blog Ani ManH!. Eu sou Cdc lá e creio que iria clarear a mente de muitas pessoas! Espero sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Me sinto honrado por alguém se interessas pela postagem e desejar compartilhá-la. Pode postar sim ;)

      Excluir
    2. quais são os animes das imagens?

      Excluir
  3. otimo post adorei do jeito como vc falou sobre as criticas que temos quando falamos de ecchi! parabens..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! O ecchi é ainda muito criticado e o mais interessante é que em alguns casos existem histórias muito boas por trás de todo o "fanservice".

      Excluir
  4. Arthur Nobre, hoje finalmente postei essa sua ótima matéria na página do Facebook: https://www.facebook.com/ikkitousenbrasil se puder confere lá e curta nossa página! Valeu. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Demorei pra ver, mas devo dizer que me sinto honrado. Obrigado mesmo ;)

      Excluir
    2. quais são os animes das imagens?

      Excluir
  5. Ola... ,tudo bem ?convido você adar uma olhada em meu blog sobre arte de desenhar, animes cultura japonesa e caso goste,considere segui-lo. Sua presença e bem vinda uma excelente dia Caso curta nossa página no Facebook e/ou siga nosso blog no Google + ou Twitter nos avise e assim retribuiremos com prazer.
    http://wwwartenopapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. auguem pode me dizer o nome de todos os animes das imagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na ordem que aparecem: Mayo Chiki, Love Hina, Love Love, To Love-Ru Darkness e Nyan Koi.

      Excluir