quinta-feira, 28 de junho de 2012

Planet Survival - Perdidos em um planeta desconhecido


Gêneros: Ação, Aventura,Fantasia,Sci-fi, Slice of Life
Número de episódios: 52

Atenção: Os comentários a seguir podem conter spoilers

Quando assistia aos animes que eram exibidos no extinto Animax(hoje Sony Spin = lixo) eu acabei conhecendo alguns. Acredito que um dos que mais me chamou a atenção foi Planet Survival. Na época eu assisti a apenas alguns episódios e anos depois, decidi dar a devida atenção e acompanhar a série por completo. Posso dizer que não me arrependi de ter feito isso.

 

Planet Survival se passa no século XXII, uma era em que o planeta Terra não podia mais ser habitado e os seres humanos desenvolveram "colônias" em outros planetas graças ao avanço da tecnologia. É nesse contexto que entra a jovem Luna, uma garota que vive sozinha com seu robô de estimação, e é transferida para uma outra escola. Lá ela conhece alguns outros jovens e eles partem para um passeio escolar. Claro que tudo inserido no universo futurístico. O passeio deles é numa nave super equipada com vários recursos e no caminho é possível observar vários planetas. Porém, a nave enfrenta uma tempestade gravitacional e todos os estudantes se dirigem para cápsulas de emergência. A cápsula onde Luna e seu grupo estão, se solta "acidentalmente" e eles são sugados pela tempestade. Eles se chocam com um planeta desconhecido, onde a natureza é real como a da Terra, e acabam tendo que "se virar" e enfrentar muitos desafios para sobreviverem nesse lugar até que um resgate pudesse alcançá-los.

 

O primeiro passo que deve ser tomado é não julgar a série pela sua aparência "infantil". Planet Survival tem uma boa história e logo de início é possível prender a atenção do telespectador. O autor desenvolve bem vários temas e investe no drama. Apesar de muita fantasia envolvida, observamos questões levantadas como: matar para comer e sobreviver, dividir e ajudar uns aos outros, escolhas rápidas e difíceis,morte e muito mais. Alguns desses temas não são facilmente colocados em animações infantis. Por isso, existe certa maturidade nessa série que deve ser respeitada.

           

Vale lembrar que Luna não estava sozinha, e as pessoas que estavam com ela são completamente diferentes umas das outras. Howard é um garoto rico e mimado. Sharla é doce,tímida e insegura. Menori quer sempre estar no comando e é um pouco fria. Shingo é o mais novo e muito inteligente. Kaoru é um jovem calado, sério e isolado. Bell é inseguro e muito prestativo. Com isso, é óbvio que ambos entrarão em conflito em vários momentos, pois a realidade de cada um era muito diferente do que terão que viver. Todos estavam acostumados com uma rotina envolvendo tecnologia e tudo do mais avançado. Agora terão que lidar com uma vida quase que "pré-histórica" em uma ilha. Não é nada fácil, ainda mais envolvendo adolescentes. É claro que há uma forte dose de fantasia e ficção, pois nas condições que eles estavam, acho que não seria possível sobreviverem por tanto tempo.

                 

Um ponto forte na história é que a maioria dos capítulos te faz querer saber o que vai acontecer no seguinte. Vários momentos de tensão e suspense. A sensação de que tudo pode acontecer e que eles mesmos não sabem se o planeta é habitado ou não. Muitas situações surpreendentes ocorrem ao longo da série. Aquilo que você pensava que não podia acontecer ou que nunca passou pela sua cabeça, acontece. É claro que existem momentos previsíveis e episódios que parecem ter sido colocados apenas pra "encher linguiça". 


Uma questão levantada é a respeito da entrada do personagem Adam na história. Acho que ele deveria ter entrado lá pelos últimos episódios, pois a impressão que deu é a de que as coisas ficaram mais lentas ainda pra se desenvolver. Não que a sua presença na história tenha sido inútil, porém não trouxe lá muitas melhorias. O que menos me interessou saber era a respeito do seu passado e alguns episódios que tiveram ele como o foco foram extremamente monótonos. Fora isso, ele até que teve uma boa participação.

              

Não posso deixar de comentar sobre a aparência dos personagens. Tudo bem que isso é fantasia, mas eles sempre estavam bem arrumados, cabelo de ninguém nunca cresceu. Imaginem o "cheiro" que deviam ter depois de um longo dia de trabalho e tomando banho apenas com água? 

              

Lá pro meio ao final, é possível notar que TODOS os personagens tem algumas mudanças em sua personalidade e pra melhor. A situação em que conviveram foi mudando pouco a pouco o modo que cada um tinha de enxergar as coisas e os uniu. Fiquei emocionado com o final, apesar de que tiveram cenas BEM forçadas e quase ao nível 'Goku invencível'. Só acho que as cenas finais deveriam ter sido mais bem exploradas, pois apenas foram "mostradas" no encerramento. Com certeza teria sido mais emocionante ainda. Recomendo!

            


E agora, as músicas completas da abertura e do encerramento:





Nenhum comentário:

Postar um comentário