terça-feira, 6 de março de 2012

Breath of Fire IV Mangá - Review


Gêneros:  Ação, Aventura,Fantasia, Shounen
Número de capítulos: 27


Uma história completamente envolvente e bem profunda. Baseada no jogo de RPG para Playstation/PC,  o enredo de Breath of Fire IV é recheado de muita fantasia e de momentos emocionantes.



Nina, uma princesa de Wyndia, e seu 'guardião' Cray estão procurando notícias em relação ao paradeiro da irmã perdida de Nina, Elina. No meio da viagem, eles acabam encontrando algo inesperado que os obriga a parar. No meio de uma busca, Nina encontra um jovem, Ryu, que perdeu a sua memória. Juntos eles partem na busca de Elina e Ryu procura saber mais sobre quem ele é e quem o chama por pensamento. Nessa aventura, eles fazem novos amigos e enfrentam uma série de eventos envolvendo deuses, dragões, falhas e relações humanas,dominação do mundo e escolhas.



Pra quem já jogou o jogo, muitas lembranças virão a tona ao ler Breath of Fire IV. O traço dos personagens é idêntico e as situações se mantém quase que 100% fiéis. O jogo era um pouco mais amplo e explorava outros acontecimentos, porém o mangá traz a essência do que era importante de fato, afinal, o jogo é um RPG e dos longos e muito bons! (Bons tempos de jogatina) Não posso deixar de comentar que achei os desenhos muito bem feitos e dá até gosto de observar o quão dedicado foi o autor e que ele não fez algo de qualquer jeito.

A história de Breath of Fire IV é bem profunda em alguns momentos. Estão presentes situações engraçadas para distrair o leitor, porém o foco é na história em si. Algumas situações envolvendo vida e morte, escolhas e que mostram a crueldade do ser humano, são características marcantes da obra. Temos a presença de dragões e deuses, os Endless(Infinitos). No mangá eu pude entender melhor a respeito da deusa Deis, já que na época que eu joguei o jogo, meu inglês era péssimo e eu não compreendi a história dela. Digamos que é uma personagem interessante até.O grupo dos personagens principais vai aumentando no decorrer da história. Alguns 'inimigos' acabam se tornando aliados e todos seguem uma longa jornada pelo mundo. Às vezes até parei para imaginar o quanto eles andavam.

Em outro núcleo da história, temos um rapaz chamado Fou-lu. Ele acorda de uma suposta tumba e diferente de Ryu, se lembra mais do passado e sabe quem é, porém busca a sua 'outra metade' para ficar completo. Fou-lu era o conhecido primeiro imperador de todo aquele Império. Não irei revelar mais detalhes, pois isso pode se tornar um spoiler fácil! De qualquer forma, Fou-lu segue em uma jornada, um pouco diferente da dos outros, porém tem contato com humanos, os quais ele chama de 'mortais'.

A reviravolta em alguns acontecimentos da história são surpreendentes. Uma delas envolve o paradeiro de Elina e a outra, o próprio final. Nessas duas situações, o poder da decisão é colocado em prática e mexe com o emocional dos personagens.

O mangá está recheado de alguns momentos de ação, também, e muito bons aliás. Nada de enrolações que tornam certas lutas quase que eternas. No jogo, todos os personagens atacavam e faziam algo. Agora no mangá, alguns ficam meio que pro escanteio nesses momentos, a Nina por exemplo. Dificilmente a vi usando seus poderes para lutar ou algo do tipo.

Um forte elo de ligação surge entre os personagens e digamos que o autor explorou a parte da amizade da clássica forma de 'defenderei os meus amigos, custe o que custar'. Mesmo usando de uma fórmula clichê em shounens, ele soube adicionar uma pitada de originalidade a isso e só quem ler vai entender do que estou falando. 

Em relação ao final, mesmo parecendo que ia ser previsível de início, pode surpreender a muitos. As últimas páginas são realmente muito boas e deixa um pouco de expectativa do que poderia acontecer se existisse mais um capítulo. Poderia ter existido, né?









Recomendo a leitura do mangá de Breath of Fire IV. Quem gosta de uma aventura com jornada e acontecimentos inesperados, vai curtir muito a história. 









Obs: Imagens traduzidas por Falcon Scanlator

Nenhum comentário:

Postar um comentário